• MoneyDrop
  • Posts
  • 💰 A corrida das 3 empresas de 3 trilhões

💰 A corrida das 3 empresas de 3 trilhões

+ equidade salarial distante e algumas razões para ficar otimista

Bom dia Droppers,

Pensei no chuveiro: que os suíços estavam muito confiantes de sua vitória na guerra quando decidiram colocar um saca-rolhas no canivete.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • O Clube dos U$3 Trilhões

  • Quanto ganham os Homens vs. as Mulheres.

  • Estamos melhores do que nunca!

Há seis anos (2018) a Apple se tornava a primeira empresa da história a atingir o marco de U$1 trilhão em marketcap. Dois anos depois (2020) a mesma Apple dobrava sua capitalização de mercado e batia outro recorde inédito, U$2 trilhões de marketcap. Mais dois anos (2022) e lá estava ela novamente, atingindo U$3 trilhões de marketcap = 6 anos do 1 aos 3 trilhões.

Mas ela não foi a única a entrar para o clube do trilhão. A Microsoft, um ano após o marco histórico (2019), também cruzou a linha do U$1 trilhão em marketcap e dois anos depois (2021) dobrou de tamanho para chegar no U$2 trilhões e, um ano depois (2022), cruzou a linha dos U$3 trilhões de valor de mercado = 3 anos do 1 aos 3 trilhões

Por fim, a zebra entre as big techs dos trilhões, teve a valorização de mercado mais demorada e mais acentuada. Em 2018, a empresa tinha um market cap de “meros” U$81 bilhões. Já em 2023, surfando a onda da IA, passou pela primeira vez a linha do U$1 tri e no ano seguinte bateu os recordes de U$2 e U$3 trilhões = 1 ano do 1 aos 3 trilhões

Atualmente, as 3 empresas tech de +U$3 trilhões, são responsáveis por ~21,5% do índice S&P 500, que junta as quinhentas maiores empresas listadas na bolsa americana, com um market cap total de ~U$44 trilhões.

O que rolou Brasil adentro?

De acordo com um levantamento do IBGE, o Brasil ainda está longe de atingir a tão sonhada equidade salarial de gêneros. A diferença ainda é de +17% para os homens em ~82% das áreas de atuação analisadas. No gráfico de hoje, analisamos quais áreas a gap salarial é maior para os homens e em quais é maior para as mulheres.

E nem tudo está perdido, o Brasil pode buscar inspiração na Islândia: o país nórdico lidera o ranking global de igualdade de gênero há 15 anos, com mais de 90% da lacuna de gênero fechada.

Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, um "cenário potencial completo", no qual as mulheres têm os mesmos papéis que os homens no mercado de trabalho, poderia acrescentar US$ 28 trilhões ao PIB global anual.

O que rolou mundo afora?

3 motivos para você acreditar na humanidade

Basta ligar a TV em um jornal para rapidamente perder a fé na humanidade. É guerra pra lá, inflação pra cá. É desigualdade para lá e crise climática para cá. Mas se tirarmos o zoom da câmera, o mundo pode não estar tão caótico quanto a grande mídia nos faz acreditar.

Dados concretos mostram que, apesar dos perrengues do dia-a-dia, o Brasil aumentou a expectativa de vida, diminuiu a mortalidade infantil, abrandou a fome, diminui tanto a população em extrema pobreza e está, cada dia mais, melhorando o acesso à educação... em suma, o Brasil (e a humanidade em geral), está melhor do que nunca.

Então, por que parece que tudo vai de mal a pior? O livro "Factfulness" diz que nossa mente distorce a realidade, nos fazendo superestimar o sofrimento e subestimar o progresso. É como se fôssemos um gerador de bad trip ambulante.

A boa notícia é que dá para mitigar esse efeito: ao basear nossas opiniões em fatos e dados, em vez de instintos e sensacionalismo, podemos ter uma visão mais precisa e esperançosa.

Então, da próxima vez que você se sentir desanimado com o mundo, é só lembrar: o progresso está acontecendo, mesmo que não seja manchete de jornal nem corrente no zap-zap.

Stats do dia

US$ 646 bilhões: Nvidia sofre a maior queda de capitalização de mercado em um dia de todos os tempos.

O que você achou da edição de hoje?

conta pra gente vai, aqui sua opnião realmente importa

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

*Essa newsletter não faz recomendação de investimentos. Os ativos mencionados são de caráter educacional ou notícia.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.