• MoneyDrop
  • Posts
  • 💰 Erro no Sistema: acabaram as vagas para devs?

💰 Erro no Sistema: acabaram as vagas para devs?

+ os impostos da festa junina e take rate das plataformas

Bom dia Droppers,

Pensei no chuveiro: que a frase "NÃO TOQUE" escrita em braile provavelmente seria algo bem perturbador de se ler.

No MoneyDrop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • O mercado de desenvolvedores de software em queda-livre

  • O imposto da festa junina: não é mentira.

  • Take Rate: Sua margem é a minha oportunidade?

Se você é dev (ou conhece algum) sabe que a vida de programador não tem sido fácil. A crise balançou o mercado e a AI mudou ainda mais o cenário.

Especialistas dizem que a onda de demissões é fruto de uma sequência de fatos que tiveram início lá na época em que ninguém podia sair de casa:

→ Empresas tech cresceram durante a pandemia e aceleraram as contratações.
→ O Banco Central aumentou os juros para segurar a inflação, deixando o crédito mais caro.
→ Projetos de pesquisa e desenvolvimento (inovação) que dependiam de investimento e ainda não davam retorno foram despriorizados.
→ Com a economia instável e devs sem job, começaram os cortes de custo.

No geral, é um momento de reestruturação e adaptação no mercado tech, que além de todos fatores acima ainda precisam aprender a viver em um mundo onde a inteligência artificial promete mudar todos os cálculos de produtividade, inclusive produzindo código.

O que rolou Brasil adentro?

  • Selic em 10,50%: por que o Banco Central interrompeu o ciclo de cortes e quais os sinais sobre o futuro dos juros.

  • Acionistas da Arezzo e do Grupo Soma aprovam fusão. A partir de agosto, as ações do Grupo Soma deixarão de existir e as da Arezzo passarão a ser negociadas na B3 sob o novo ticker “AZZA3”.

  • Soja respondeu por 23,2% do PIB do agronegócio e 5,9% do brasileiro em 2023

Olha pro céu, meu amor... mas não é pra ver aquele balão multicor, é pra ver o preço dos quitutes e bebidas da festa junina. A mordida do leão não perdoa o São João.

Em média, 36% do preço final dos produtos típicos são compostos por impostos.

E nem adianta beber pra esquecer: a campeã em taxação é a cachaça, com 81,87% do preço destinado aos cofres públicos. É quase leve uma e pague duas! No caso do quentão, a taxa chega a 61,56%,

Mas por que os impostos são tão altos? Os principais tributos que oneram os produtos são ICMS, IPI, PIS e Cofins. “No caso do ICMS, a alíquota varia conforme estado, produto e serviço. Além disso, temos o IPI, PIS, Cofins e tributos municipais, como o ISS”.

Com tanto imposto, é fácil entender porque a barraquinha do beijo já está aceitando pagamentos no cartão de crédito parcelado em 12x.

Você pode nunca ter ouvido falar em take rate, mas ele afeta diretamente os seus “recebidinhos pagos”:

Take Rate é um termo usado no contexto dos marketplaces e intermediadores de serviços: Trata-se das taxas e comissões cobradas nas transações realizadas por terceiros, vendedores ou prestadores de serviços.

Uma estratégia comum em startups é o take rate ser inicialmente baixo para atrair mais clientes e conquistar market share. Depois que o prestador de serviços e o usuário já não conseguem imaginar a vida sem as conveniências oferecidas, o take rate tende a aumentar - afinal, alguém precisa pagar as contas.

Jeff Bezos já disse: “Sua margem é minha oportunidade!”. Mas, no final do dia, o tamanho do take-rate deve ser uma função do valor entregue e percebido pelo cliente final, não apenas uma linha do provedor em uma planilha de excel. Quanto maior o valor entregue/percebido, maior elasticidade o marketplace tem em relação ao preço cobrado pela intermediação.

O que rolou mundo afora?

Stats do dia

De acordo com o World Gold Council 29% dos bancos centrais entrevistados planejam aumentar suas reservas de ouro nos próximos 12 meses, porcentagem mais alta desde o início do levantamento em 2018.

via World Gold Council

O que você achou da edição de hoje?

conta pra gente vai, aqui sua opnião realmente importa

Login or Subscribe to participate in polls.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

*Essa newsletter não faz recomendação de investimentos. Os ativos mencionados são de caráter educacional ou notícia.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.