• MoneyDrop
  • Posts
  • 💰 O Brasileiro está ficando mais velho?

💰 O Brasileiro está ficando mais velho?

+ A era de Ouro das IPOs voltou + Fraudes no Business Travel

Bom dia Droppers,

Pensei no chuveiro: A grama do vizinho é sempre mais verde, mas a conta d’água costuma ser mais cara também.

No drop de hoje, em 5 min e direto ao ponto:

  • Mais idosos, menos crianças: A pirâmide etária brasileira está se invertendo.

  • A tecnologia na luta contras as fraudes em Business Travel

  • Estão deixando a gente sonhar: a Era de Ouro dos exits multibilionários voltou?

Walkman, Pogobol, Disquete… se você sabe o significado dessas palavras, provavelmente está na hora de marcar os exames preventivos. E não é somente você, o Brasil está ficando mais velho: se em 1980 a turma com +65 anos representava -5% do todo, hoje ela representa +20% da população (são 22,2 milhões de idosos).

Do outro lado da pirâmide, estamos ficando menos jovens. A população de até 14 anos de idade, que já representou 40% da população durante a década de 80, hoje não ultrapassa os 20% (40,1 milhões de crianças).

Se nos anos 60 a média era de 6,21 filhos por mulher, atualmente ela é de 1,81.
Além de procriar menos, estamos vivendo mais:
Se nos anos 60 a média era de 6,21 filhos por mulher, atualmente ela é de 1,81.
Se nos anos 60 a expectativa de vida era de 54,6 anos, atualmente é de 73,6.

A consequência disso é uma queda significativa da população economicamente ativa (PEA) do país e um aumento do número de aposentados. Em outras palavras, menos produtividade e contribuição e mais gastos do INSS.

Que malabarismo a gente faz pra equilibrar essa pirâmide? A longo prazo, incentivar a taxa de natalidade com políticas de apoio à família. Pra hoje, manter os idosos no mercado com requalificação e jornadas flexíveis é a estratégia mais inteligente.

O que rolou Brasil adentro?

Segundo a ACFE, as fraudes que acontecem em uma empresa somam de 5% a 8% da sua receita anual. Desse número, 15% acontecem em viagens a trabalho.

O mercado de viagens corporativas está dando tchau aos pedidos de cotação por telefone, autorizações via e-mail, reembolso via recibo do taxista e 87 papéis amassados na mochila. Não à toa, as principais prioridades dos gestores de viagens e financeiro são:

  • economia de custos (64%)

  • conformidade no processo de viagens (58%)

Auditorias internas e externas podem até ajudar a identificar e prevenir fraudes. Porém demora e é caro! Já o uso de tecnologia, ajuda a reduzir em 4x o tempo de detecção e cortar até pela metade o custo de uma fraude.

Tecnologias como a Navan nos EUA, TravelPerk na Europa e Onfly no Brasil. Essas empresas estão otimizando a cadeia de viagens ao verticalizar toda a jornada. Por exemplo, a Onfly possui +1.6k clientes, já colocou +300k trabalhadores para voar e ajudaram os empregadores a economizar ~R$100mi ao evitar fraudes, erros humanos, etc.

Se a sua empresa possui um custo relevante de viagens, chegou a hora de voar com a Onfly. Clique e veja uma demonstração →

Depois de um 2020 e 2021 definido por muitos como o IPO-palooza, quando o número de empresas estreando na bolsa de valores bateu todos os recordes históricos, o universo dos IPOs entrou em uma seca extrema em 2022 e 2023, com poucos corajosos batendo o sino do mercado de capitais. Será que a seca chegou ao fim?

Mas o que realmente compõe esses ciclos de oscilação?

Fatores que desestimulam IPOs:

  • Fatores macroeconômicos, como aumento de taxas de juros, guerras, tragédias e volatilidade do mercado que restringem a liquidez.

  • Mudanças regulatórias, como novas regras relacionadas a ESG nos EUA, que aumentam custos de conformidade.

Fatores que incentivam IPOs:

  • Pressão crescente sobre gestores de private equity para realizar saídas e distribuir ganhos, impulsionando IPOs como uma solução para vender empresas de portfólio.

  • Ser adquirido por uma empresa maior, que pode acelerar a entrada no mercado e aproveitar economias de escala.

Em outras palavras, um conjunto de fatores macro, regulatórios, estratégicos, monetários de difícil controle mas que, em 2024, estão com previsão de sol sem chuva e vento. Os principais candidatos a debutar na bolsa são:
(EUA) Stripe, Shein, Discord e Databricks
(BRA) Cimed, Cobasi, Blip, Omie, Creditas

O que rolou mundo afora?

  • Netflix: deve apresentar seus resultados trimestrais ainda hoje no fechamento de mercado.

  • TMSC: a outra princesa do universo dos chips de IA, supera expectativa de lucro dos analistas e já acumula alta de 70% no ano.

  • Big Techs: registram o pior desempenho de ações diário em 2024 com Nvidia e Meta despencando.

  • S&P 500: está proxima de uma correção, é o que prevê o Goldman Sachs.

  • Efeito Taylor Swift: A inflação no Reino Unido manteve-se estável em junho em 2%, influenciada pelo aumento nos preços dos hotéis, possivelmente devido à turnê de Taylor Swift.

Stats do dia

29x: o quanto a população da Terra aumentou do anos 1000 ao 2023.

O que achou da edição de hoje?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Nossa missão é elevar o QI da internet. Nossas news filtram a internet para te entregar uma dieta saudável, rápida e inteligente de informações diretamente no seu inbox. Dê tchau as assinaturas pagas, banners indesejados, pop-ups intrometidos. Ah, e ainda é free e forever will be:

*Essa newsletter não faz recomendação de investimentos. Os ativos mencionados são de caráter educacional ou notícia.

Marcas - vamos trabalhar juntos? Fala com a gente.

Antes de ir embora.. tá curtindo o conteúdo e quer continuar recebendo? então arrasta esse e-mail para sua lista prioritária.

Reply

or to participate.